A Campanha Nacional de Multivacinação no Distrito Federal encerrou o mês de outubro com a aplicação de 62.481 doses de vacinas. Voltada principalmente para crianças e adolescentes de até 15 anos, a iniciativa também contemplou a imunização contra o HPV para jovens de até 19 anos e contra o sarampo para pessoas de até 59 anos.
As vacinas contra a dengue e a influenza foram as que registraram o maior número de aplicações em todo o DF. O principal objetivo da campanha foi atualizar a caderneta de vacinação de crianças, adolescentes e demais públicos prioritários, garantindo a ampliação da cobertura vacinal e a prevenção de doenças.
O Dia D de mobilização nacional, realizado em 18 de outubro, foi responsável por quase 20% do total de doses aplicadas. Com mais de 100 pontos de vacinação distribuídos pelas regiões administrativas e a participação de cerca de 2 mil profissionais de saúde, a data resultou na imunização de 11.227 pessoas, em sua maioria jovens de até 15 anos.
“Isso demonstra a importância dessa estratégia de intensificação da cobertura vacinal. Constatamos muitas pessoas com o cartão de vacinas atrasado para dengue e influenza, que são extremamente importantes”, destacou a gerente da Rede de Frio Central da Secretaria de Saúde, Tereza Luiza Pereira.
Mesmo com o fim da campanha, a vacinação de rotina continua sendo ofertada normalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do DF. Pais e responsáveis que ainda não levaram as crianças e adolescentes para atualizar a caderneta podem procurar o posto mais próximo e garantir a proteção contra diversas doenças.
Com informações da SES-DF